Dicas

Decoração do quarto do bebê

dica1Quando você estiver montando o quarto do bebê, evite colocar o berço e a cômoda embaixo da janela, normalmente neste local existem correntes de ar.

A cortina do quarto do bebê deve ser prática na hora de tirar e colocar para lavar. Evite os babados e muitos panos.

 

Saúde da Mamãe

dica1No início da gravidez você pode sentir-se mais cansada, faça o que o seu corpo pede se possível tire aquela soneca ou durma mais cedo.

Avise seu médico se você tiver qualquer tipo de sangramento, cólica do tipo menstrual ou dores na parte baixa da bexiga.

Abuse bastante da cenoura, elas são excelentes fontes de vitaminas A.

Provavelmente você deverá notar que está mais sensível (mau humor, irritabilidade, crises de choro, …). Estas são apenas reações às mudanças do corpo.

Muitas vezes alimentos gelados, ácidos ou azedos podem melhorar os sintomas de náuseas.

A partir da sétima semana de gravidez sua pele pode começar a rachar ou secar. Use creme hidratante sempre que possível.

Se sua pele apresentar aumento na oleosidade, lave várias vezes com sabão suave, não utilize cremes para acne. Consulte o seu médico.

 

Banho Materno

dica4Banhos muito quentes durante a gravidez podem ser exaustivos e provocar desmaios. Banho de banheira não é aconselhável se a água estiver acima de 40 graus celcius.

Durante o banho quente você poderá aliviar a sensação de estar com seio cheio deixando-o embaixo da água. Quando o organismo está quente o leite fui com mais facilidade.

 

Banho do Bebê

dica3O primeiro filho provavelmente será mais banhado do que o segundo ou terceiro porque os pais têm mais tempo do que terão quando tiverem mais filhos. Um dia sem banho não é nenhuma desgraça, desde que se limpe os locais sujos. Por outro lado, um banho pode ser relaxante para voces dois.

Se o bebê estiver agitado antes de dormir, um banho pode deixá-lo mais tranqüilo.

Se você puder colocar a banheira do bebê próxima ao chuveirinho, o bebê poderá sentir a água correndo e você o lavará mais facilmente, principalmente o cabelo. Mas evite deixar o bebê segurar o chuveirinho. Ele não apenas fará uma grande bagunça, como poderá também dirigir o jato direto para o rosto e engolir água.

Antes de dar banho no bebê, coloque um pouco de creme nos supercílios dele para ajudar a impedir que a água ensaboada chegue nos olhos.

 

Dores nas costas e postura corporal

dica5Imagine que existe um cordão passando por suas costas até o alto da sua cabeça. Imagine que está sendo puxada por este cordão. Alinhe sua cabeça, pescoço, espinha e pelve. Fique bem reta e erguida.

Também evite empinar a pelve. Uma postura adequada diminui muito o desconforto das dores.

Evite engordar demais. Se você cortar alimentos sem valor nutritivo e com alto teor de gordura, o peso que você irá ganhar será um peso saudável. Diminuindo assim a probabilidade de dores nas costas.

Quando sentar, levante os pés. Isto diminuirá o provável inchaço.

 

Amamentação

dica6Quando a mamãe está amamentando ela necessita um pouco mais de alimento a fim de evitar o emagrecimento. Dê preferência à alimentos nutritivos e lembre-se que o que você come o seu bebê também através do leite.

Usar um sutiã bem justo impede que os tecidos e a pele do seio estiquem, evitando a flacidez.

Existem sutiãs próprios para gestantes com almofadinhas que absorvem o leite excedente, evitando a sensação de que o leite continua saindo.

Quando você estiver amamentando e sentir uma dor no abdomem, isso pode ser decorrente da contração do útero.

Nas primeiras semanas que você estiver amamentando é normal sentir dores nos mamilos.

Caso seu mamilo esteja rachado ou dolorido, recomenda-se mudar de posição e fazer uma estimulação mais contínua das mamas.